Leitura do dia (para ler a Bíblia inteira em 1 ano):João 1.19-34; 1Crônicas 7–8; Sofonias 3
Reflexão do dia:Provérbios 18.9
“Quem relaxa em seu trabalho é irmão do que o destrói” (Pv 18.9 NVI).
O submarino nuclear Thresher, da Marinha norte-americana, desapareceu em 10 de abril de 1963, tornando-se a sepultura de 129 homens. Acabamento e testes malfeitos podem tê-lo levado ao desastre. A causa provável do naufrágio foi uma falha na tubulação do sistema de água salgada que refrigera as máquinas propulsoras. Tal falha teria inundado o submarino, acabando com toda a energia elétrica. O que é impressionante é que, antes de afundar, o Thresher passou por uma extensa reforma no Estaleiro Naval de Portsmouth, New Hampshire. Entretanto, apenas cinco por cento da tubulação foi inspecionada e, mesmo nesta pequena amostragem, uma em sete áreas examinadas mostraram tubulações “abaixo do padrão”. Era uma receita certa para o fracasso.
Esse inacreditável trabalho relaxado abrange um problema tratado pelo rei Salomão. Ele fala do homem que “relaxa em seu trabalho”. Em outras palavras, trata-se do preguiçoso, ou seja, aquele que é irresponsável com seus deveres, displicente no desempenho das suas funções e ocioso quando deveria ser atuante. Essa é uma das descrições do homem tolo, o qual não se aproxima de Deus pela fé, nem lhe atende as ordens. O sábio rei aborda o tema da preguiça diversas vezes (Ex.: Pv 6.6,9; 19.15; 31.27; Ec 10.18). A diferença desse texto é que ele vai além e não se contenta em mostrar que a preguiça impede o avanço do tolo. Ele também revela que o relaxado “é irmão do que o destrói”. Com isso, abre o entendimento de que ser preguiço ou destruir seus bens com as próprias mãos é basicamente a mesma coisa.
Será que Salomão não exagerou nessa observação? A resposta é um sonoro “não”! Fazer um trabalho relaxado traz diversas consequências, como o dano de bens que deveriam ser bem conservados ou a perda de um emprego por insatisfação do patrão devido à falta de qualidade no trabalho do empregado. Com isso, o tolo não apenas deixa de obter aquilo de que necessita, como perde aquilo que já possui a fim de suprir as faltas. Por isso, quando você fizer algo, faça bem. Não pense em descanso quando é hora de trabalhar. Nem finja fazer o que é sua responsabilidade, mas faça com esmero, dedicação e qualidade. Além de dar bom testemunho, de ser bem visto por todos e de ter suas necessidades supridas, você será considerado um sábio aos olhos de Deus.